Cistos renais são bolsas arredondadas com líquido no interior que formam-se nos rins.

Podem estar associados com doenças mais sérias, que podem levar a prejuízo no funcionamento dos rins. Contudo, na grande maioria das vezes o que se observa são os chamados cistos simples, ou seja, cistos benignos e que raramente causam complicações.

Não se sabe ao certo porque os cistos renais se formam. O mais comum é haver um ou outro cisto na superfície do rim, mas podem ocorrer múltiplos. O que é importante diferenciar é se há cistos simples ou se há a doença policística renal. Também é importante diferenciar os cistos simples dos cistos complexos, porque estes últimos apresentam uma chance aumentada de abrigar um câncer.

Os cistos simples são diagnosticados durante exames como ultrassom, tomografia ou ressonância Magnética. Normalmente não causam nenhum sintoma. Excepcionalmente quando crescem muito, sangram ou infectam-se, podem causar sintomas.

Na grande maioria dos casos, os cistos simples não requerem tratamento. Quando o tratamento é necessário, pode ser realizado através de cirurgia (mais raramente) ou através de procedimentos endoscópicos ou por punção.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *