Toda incontinência urinária é igual?

Não. Há diferentes tipos de incontinência urinária, ou seja, de perda urinária involuntária. Algumas vezes estas formas diferentes podem associar-se. Dentre os principais tipos de incontinência urinária, podemos destacar:

• Incontinência urinária de esforço: ocorre quando há aumento na pressão abdominal, como ao fazer exercícios, rir, espirrar ou tossir. A perda de urina ocorre porque a musculatura do assoalho pélvico está enfraquecida. Fatores que predispõem a ese enfraquecimento incluem gravidez, parto, excesso de peso e cirurgias prévias na região pélvica.
  • Urge-incontinência: geralmente ocorre devido a uma condição chamada de bexiga hiperativa. Ocorre uma necessidade urgente de ir ao banheiro, e muitas vezes não é possível chegar a tempo. Ocorrendo escape de urina. A bexiga hiperativa é muito comum e geralmente os sintomas pioram com ansiedade, após ingesta de alguns alimentos e medicamentos. Pode no entanto estar associada a doenças que levam a danos no sistema nervoso (ex. Esclerose múltipla, doença de Parkinson, AVC, diabetes) ou alterações na bexiga (infecções urinárias, pedras na bexiga e uso de algumas medicações).
  • Incontinência por transbordamento: ocorre quando não se consegue esvaziar por completo a bexiga. Como resultado, há realmente um transbordamento de urina de tão replete que a bexiga está. O tratamento geralmente é focado em aliviar a obstrução da via urinária.
  • Incontinência functional: em situações nas quais a mobilidade de um indivíduo é comprometida, muitas vezes o tempo de locomoção acaba sendo lento, e este é o motivo principal de não se conseguir chegar à tempo ao banheiro.
0 respostas