Bartholinite e cistos de Bartholin

As glândulas de Bartholin estão localizados de ambos os lados da abertura vaginal. Estas glândulas secretam fluido que ajuda a lubrificar a vagina. Às vezes, as aberturas destas glândulas fiquem obstruídas , causando obstrução  da glândula . O resultado é o inchaço relativamente indolor chamado cisto de Bartholin . Por vezes , o fluido no interior do cisto pode infectar-se, resultando em pus rodeados por tecido inflamado (abcesso) .

Cisto ou abscesso de Bartholin é comum. Tratamento de cisto de Bartholin depende do tamanho do cisto, a dor e se o cisto está infectado . Às vezes o tratamento em casa é suficiente. Em outros casos , a drenagem cirúrgica de um cisto de Bartholin é necessária. Caso ocorra uma infecção, os antibióticos podem ser necessários.

Muitas vezes, um cisto de Bartholin não requer tratamento – especialmente se o cisto não causa sinais ou sintomas. Quando necessário, o tratamento depende do tamanho do cisto, o nível de desconforto e se está infectado, o que pode resultar em um abcesso .

As opções de tratamento o seu médico pode recomendar incluem:

Os banhos de assento. Imersão em uma banheira cheia com alguns centímetros de água morna ( banho de assento ) várias vezes ao dia, durante três ou quatro dias pode ajudar um cisto pequeno, infectado a romper e drenar por conta própria.

A drenagem cirúrgica. Cirurgia pode ser necessária para drenar um cisto que está infectado ou muito grande. Drenagem de um cisto pode ser feito com anestesia ou sedação local. Para o procedimento, o médico faz uma pequena incisão na cisto , permitindo a  drenagem e depois coloca um tubo de borracha pequeno (dreno) na incisão .

Antibióticos . O seu médico pode prescrever um antibiótico se o seu cisto está infectado ou se o teste revelar que você tem uma infecção sexualmente transmissível.

Raramente para cistos persistentes que não são efetivamente tratados com os procedimentos acima, o médico pode recomendar a cirurgia para remover a glândula de Bartholin . A remoção cirúrgica é geralmente feito num hospital, sob anestesia.