O HPV é um vírus extremamente comum. A melhor maneira de evitar contrair uma infecção pelo HPV é evitar o contato direto com o vírus, que é transmitido pelo contato pele-a-pele. Se você ou seu parceiro sexual tem verrugas que são visíveis na área genital, você deve evitar qualquer contato pele a pele e contato sexual até que as verrugas sejam tratadas.

Duas vacinas contra o HPV, Gardasil e Cervarix, são aprovados pela ANVISA. Ambas as vacinas são altamente eficazes na prevenção da infecção persistente com tipos de HPV 16 e 18, dois HPVs de “alto risco” responsáveis pela maioria (70%) dos casos de câncer do colo do útero. Gardasil também é eficaz contra os tipos 6 e 11, que causam praticamente todas (90%) as verrugas genitais.

Ambas as vacinas são licenciados, seguras e eficazes para as mulheres de 9 a 26 anos. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda que todas as meninas de 11 ou 12 anos obtenham as 3 doses de qualquer marca de vacina contra HPV para proteger contra o câncer de colo do útero e lesões pré-câncer.

Gardasil também está licenciada para meninos com idade entre 9 a 26 anos. Os homens podem optar por receber esta vacina para prevenir as verrugas genitais.

Nem Gardasil nem Cervarix tem eficácia comprovada para fornecer proteção completa contra a infecção persistente por outros tipos de HPV, alguns dos quais também podem causar câncer cervical. Portanto, cerca de 30 por cento dos cancros do colo do útero e 10 por cento de verrugas genitais não serão impedidas pelas vacinas. Vacinas contra o HPV não impedem outras doenças sexualmente transmissíveis, nem tratam a infecção pelo HPV ou câncer cervical.

Historicamente, pesquisas não confirmaram que os preservativos masculinos de látex podem prevenir a transmissão do HPV. Estudos recentes, no entanto, demonstram que o uso consistente do preservativo por parceiros masculinos protegem contra os tipos de baixo e alto risco de infecção por HPV em mulheres. Infelizmente, muitas pessoas que não têm sintomas não sabem que podem espalhar o vírus para um parceiro não infectado.